Tempos atrás, não havia como algo dar errado no menu original do McDonald´s. Com apenas duas opções de prato principal - hamburger ou cheeseburger (em inglês) – não havia muito o que se experimentar. Hoje em dia, porém, há muitas opções. Muitas das novidades que foram sendo introduzidas no cardápio do McDonald´s deram certo.
Pegue como exemplo o Big Mac: “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim”. Outros itens também fizeram sucesso como o Egg McMuffing e o Chicken McNuggets, que rapidamente conquistaram o coração dos clientes e fãs.
Mas ao longo de 50 anos de experimentos também aconteceram alguns erros. Alguns itens novos simplesmente não “pegaram” porque os clientes não queriam mudanças. Em outros casos, o item não vendeu em função de uma campanha de marketing ineficiente ou simplesmente porque ele não caiu no gosto do cliente.
Muitas invenções entraram e saíram do cardápio do McDonalds´s, provando que apenas o prefixo “Mc” em um sanduíche não é garantia de venda. Vamos explorar cinco itens que realmente não deram certo. A grande maioria deles foi criada depois que o fundador da empresa, Ray Kroc, faleceu. No entanto, o primeiro sanduíche que vamos tratar foi justamente uma criação de Kroc.
1. O Hula Burger
O fundador do McDonald´s, Ray Kroc, era um brilhante homem de negócios – fora da cozinha. Depois de comprar a parte do McDonald´s que pertencia a seu irmão no negócio, ele expandiu a rede para novos locais, mas logo descobriu que as vendas não iam muito bem em regiões onde a grande maioria da população era católica.
No início dos anos 1960 ainda era bastante comum para os americanos católicos se absterem de carne toda sexta-feira. Para atingir esse público Kroc depositou suas esperanças em seu mais novo sanduíche chamado “Hula Burger” – abacaxi grelhado com queijo e pão. A intenção de Kroc era competir com o “Filet-o-Fish” – sanduíche de peixe criado por uma franquia católica.
O sanduíche de “abacaxi” não deu muito certo. Desde então, os americanos católicos relaxaram um pouco em seus costumes tradicionais de sexta-feira. Ainda é comum eles não comerem carne na Sexta-Feira Santa, no entanto, e o McDonalds normalmente dá desconto no sanduíche de peixe nessa época do ano para impulsionar as vendas.
Embora Kroc tenha tirado o Hula Burger rapidamente do mercado evitando uma vergonha nacional, a empresa não teve tanta sorte com os itens seguintes.
2. Arch Deluxe
Em 1996, o McDonald´s queria ampliar a sua imagem, então lançou uma campanha publicitária especial. No lugar de assistir o já querido Ronald McDonald dançando cercado por crianças, os telespectadores viram comerciais nos quais crianças faziam caretas de desaprovação para o mais novo hamburger do McDonald´s.
Este novo sanduíche, apelidado de Arch Deluxe, tinha como intenção cair no gosto dos adultos com um secreto molho de mostarda e maionese. O McDonald´s – símbolo de rapidez e preço baixo no que diz respeito à comida americana – estava buscando sofisticação.
Como você deve ter adivinhado, não funcionou. Parece que os adultos não gostaram do fato das crianças fazerem caretas para o sanduíche "muito apetitoso". A empresa tentou outra abordagem – desta vez com comerciais com o Ronald McDonald em clubes, na piscina e jogando golfe. A nova tentativa também não deu certo, principalmente porque não “batia” com a atmosfera de família e amizade que o McDonald´s havia cultivado por tanto tempo.
Mickey D´s gastou mais dinheiro com a campanha publicitária do Arch Deluxe do que em qualquer outra – US$ 100 milhões – fazendo com que o sanduíche se tornasse um erro bastante caro .
3. McPizza
Você pode comer um Egg McMuffin no café da manhã e um Big Mac no almoço, mas o que poderia ter de mais legal para os fãs do McDonald´s comerem no jantar? O McDonald´s tentou resolver essa questão no final dos anos 1980 e começo da década de 1990 com aMcPizza. Para criar o menu do jantar, chegou-se até mesmo a adicionar opções similares como lazanha e espaguete . Teoricamente, o McDonald´s poderia ter sido o seu único ponto de parada para compra de comida – esqueça Pizza Hut!
Infelizmente, os clientes do McDonald´s não esqueceram o fracasso. Acostumados com o serviço rápido de fast food, os clientes ficavam extremamente irritados com o longo tempo de espera até que a pizza ficasse pronta. Ainda que o esforço tenha falhado, algumas franquias mantiveram a McPizza no cardápio durante um tempo. Isso não quer dizer que a McPizza tenha dado certo e vendido nesses locais; o que aconteceu foi que as franquias ficaram presas com enormes fornos de pizza pelos quais pagaram muito caro.
Infelizmente, os clientes do McDonald´s não esqueceram o fracasso. Acostumados com o serviço rápido de fast food, os clientes ficavam extremamente irritados com o longo tempo de espera até que a pizza ficasse pronta. Ainda que o esforço tenha falhado, algumas franquias mantiveram a McPizza no cardápio durante um tempo. Isso não quer dizer que a McPizza tenha dado certo e vendido nesses locais; o que aconteceu foi que as franquias ficaram presas com enormes fornos de pizza pelos quais pagaram muito caro.
4. McLean Deluxe
Mais de uma década antes da existência do documentário “Super Size Me”, os nutricionistas já atacavam o McDonald´s por considerarem o menu nada saudável. Para acalmar os críticos e trazer os que buscam uma boa saúde para dentro de seus restaurantes, o McDonald´s lançou o McLean Deluxe, em 1991.
O sanduíche foi anunciado sendo 91% livre de gordura; ele tinha 10 gramas de gordura em comparação ao Big Mac que tinha 26 .
5. McAfrica
Com a intenção de atender pessoas com diferentes paladares nos Estados Unidos, e apelar para um audiência internacional, o McDonald´s lançou alguns sanduíches temáticos em todo o mundo. Pegue como exemplo o McArabia – um sanduíche de pão sírio com frango, salada e molho de alho – lançado em países árabes e no Egito com a intenção de acabar com o boicote aos produtos americanos como resposta à Guerra do Iraque.
Mas a empresa deu um grande passo em falso com um sanduíche diferente. Este foi lançado na Noruega, em 2002, e chamava-se McAfrica. Era feito de carne, vegetais e pão pita. Porém, não foram os ingredientes os responsáveis pelo fato do sanduíche não ter dado certo – mas ele era de mau gosto, de acordo com os críticos. Isso porque o McDonald´s lançou o sanduíche em uma época na qual estava ocorrendo fome massiva na África. A ironia era óbvia demais para as pessoas ignorarem. Depois de ser atacada como insensível, a empresa concordou em reverter seus planos para o sanduíche e enviou várias caixas de sanduíches à Africa no combate a fome.
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First? \õ/
ResponderExcluirK - T - B. '-'
pnc do first
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